Cestas de crochet

Já faz um tempo que queria aprender a fazer uma cesta de crochet, vi um tutorial e resolvi tentar.

Você vai precisar de linha ou tecido e uma agulha de crochet grossa (usei a n.10).

O passo a passo é bem simples:

1 – fazer um anel mágico com 5 pontos, fechar o anel com ponto baixo e colocar um alfinete para marcação,

2 – 1a carreira- em cada ponto fazer 2 pontos baixos, mover a marcação,

3- 2a carreira- começar com 1 ponto baixo, seguinte 2 pontos baixos (dentro do mesmo ponto) e assim até o final. As carreiras sempre devem terminar com 2 pontos baixos. Vá movendo a marcação a cada início de uma nova carreira

Faça quantas quiser. Nesse caso, a próxima seria: 1 ponto baixo, 1 ponto baixo, 2 pontos baixos e assim por diante.

Para começar a levantar a cesta: em ponto baixíssimo com apenas uma argolinha do ponto, faça toda lateral. Na próxima carreira já volte a agarrar as 2 argolinhas em ponto baixo.

Suba quanto quiser.

Para as alças: conte os pontos, para ficar mais fácil marquei o ponto 1, o meio e onde seriam as alças. Minha cesta tem 19 pontos, portanto marquei o ponto 1 e o ponto 10. A primeira alça, faça ponto baixo até o ponto 3, 6 correntinhas, pule 4 pontos e mais 3 pontos baixos, repita o processo para a outra metade da cesta.

Finalize em ponto baixíssimo toda a volta da cesta.

Já fiz 2 cestas, uma para a entrada de casa (para colocar chaves, óculos e tudo que ficava espalhado) e a outra, bem menor, montei um kit de costura para presentear. Fica também super legal para usar como fruteira, cesta de pão, porta revistas ou para colocar linhas e agulhas.

image image

Vejam essas outras, que lindas:

image image image